quinta-feira, fevereiro 22, 2007

firefox e memória

Se você usa o Firefox, já se acostumou a abrir inúmeras abas. Eu mesmo já cheguei ao ponto (que certamente alguns de vocês considerarão pequeno) de abrir 68 abas de uma só vez.

O problema é que na configuração padrão, o micro chora diante de uma quantidade tão grande de abas. Isso porque, para cada aba, o FireFox guarda na memória todo o histórico de navegação, incluindo o conteúdo das páginas (CSS, imagens, JavaScript etc), fazendo com que o browser consuma uma quantidade absurda de memória (já cheguei a 300MB).

Você pode mudar esse comportamento facilmente, sem nem mesmo precisar de um add-on.

Primeiro, siga para a página de configuração do browser "about:config" (sem as apas). Você deve digitar isso na barra de endereços como se estivesse indo visitar outro site qualquer.

A página especial de configuração deverá surgir. Procure, nesta página, pela chave browser.sessionhistory.max_total_viewers . O valor padrão é de -1, ou seja, infinitas páginas. Coloque um número adequado. Aqui em casa utilizo 2 e no trabalho 1.

É importante notar que o desempenho do browser fica um pouco prejudicado, pois, guardando apenas uma página em memória, ele terá que buscar outras no cache em disco ou refazer o download. Assim, ajuste o valor de acordo com o uso das abas que você faz (quanto mais abas, menor deve ser o valor) e de acordo com a quantidade de memória do seu computador (se você tiver memória sobrando, pode aumentar o valor um pouco).



Abraços





powered by performancing firefox

Nenhum comentário: